Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Certificação permite a comercialização de produtos regionais em outros países da América do Sul
Michelly Perez - 11/11/2024 • 11:28
Foto: Reprodução-PMCG
A prefeita Adriane Lopes participou na manhã desta segunda-feira (11), da “Oficina sobre o SISBI do Projeto CONSIM” no Sindicato Rural de Campo Grande. Realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o evento busca orientar representantes das agroindústrias, médicos-veterinários, responsáveis técnicos e empresários sobre os requisitos técnicos e as normas de segurança que precisam cumprir para se adequar aos padrões exigidos MAPA para obter o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Atualmente, 83 empresas possuem o registro. Outras 131 estão em processo de inscrição. Mas um número bem maior, cerca de 2,3 mil, podem estar aptas a obter o SIM Central MS, conforme registro de Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) do governo federal. Muitas delas podem estar aptas ao SISBI-POA. Momento que segundo a prefeita Adriane Lopes marca a busca do setor pela capacitação, diante da Rota Bioceânica.
“Sabemos que a nossa cidade há muitos anos espera por este momento, empresários de várias áreas precisam deste selo para que a gente possa comercializar e expandir os negócios na nossa Capital e no nosso Estado. E além disso, ter a oportunidade de apresentar os produtos de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para o Brasil e na integração com os países da América do Sul. Temos a Rota Bioceânica, onde começamos a nossa preparação para que, daqui a dois anos, os nossos empresários estejam prontos para os novos desafios”, disse.
Projeto CONSIM
O SIM Central MS foi selecionado em maio deste ano, dentre vários Consórcios no Brasil, para integrar ao Projeto CONSIM do Ministério da Agricultura, com o objetivo de concluir sua adesão ao SISBI. Com isso, os empresários e produtores que têm a inscrição do SIM Central MS poderão aderir ao SISBI e assim comercializar seus produtos não somente na Capital de Mato Grosso do Sul e nos municípios consorciados, como em todo o Brasil.
A oficina organizada pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio e pelo Consórcio Central MS, visa orientar tecnicamente os consórcios públicos e seus consorciados para a integração ao SISBI-POA.
O SISBI-POA é obrigatório para as agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados comercializar seus produtos em território nacional, ampliando o comércio local e a competitividade das empresas, facilitando o acesso a mercados maiores e incentivando o crescimento econômico.
Tags: Conhecimento, oficina, prefeitura,