ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Bombeiro da capital teve 20% do corpo queimado durante combate

Governo se reúne com setor Sucroenergético para traçar estratégias contra queimadas

Michelly Perez - 29/08/2024 • 09:12

Combate a incêndios urbanos/Foto: Reprodução-Sejusp

Um soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul teve 20% do corpo queimado na tarde de ontem (28), durante o combate a um incêndio urbano, em um terreno da Capital. A informação foi confirmada durante a live do Governo do Estado desta quinta-feira (29). Vale destacar, que somente neste ano, duas pessoas já perderam a vida na luta contra o fogo.

Segundo a Tenente Coronel Tatiane, do Corpo de Bombeiros, atualmente existem duas pessoas internadas no Estado, após terem sido atingidas pelas chamas no combate aos incêndios que afetam diferentes regiões.

“Uma das vítimas internadas é o soldado do Corpo de Bombeiros João Vitor, que estava ontem no combate ao incêndio em um terreno baldio em campo Grande, o vento acurralou o subtenente que estava na área onde o fogo estava cercando, ele se enroscou no arame e caiu sobre as chamas”, destacou.

Decretos de emergência

Os incêndios assolam o Mato Grosso do Sul, e em agosto atingiram o seu maior número. O Estado foi o segundo do país em emissões de decretos de emergência ambiental com 35 ocorrências, perdendo apenas para São Paulo com 51 emissões.

Até o dia 27 de agosto a área queimada no Estado já soma 1.779.075 hectares, volume 5.395,2% maior quando comparado com os 32.375 hectares de 2023. Além disso, foram contabilizados 6.387 focos de calor, aumento de 2.087,3%, na comparação com o ano passado, quando foram notificados 292 focos.

Setembro deve atingir pico de focos

Conforme Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec, a expectativa é de que setembro seja o mês com números ainda maiores e a situação preocupa. A ocorrência de altas temperaturas acima dos 38ºC, aliada com a baixa umidade relativa do ar tendem a possibilitar maiores queimadas.

“Até sábado previsão de tempo firme, temperaturas bem altas podendo atingir 38°. Quando olhando o perigo de fogo ele está entre muito alto e extremo com alta velocidade de propagação. Entre 31 de agosto e 2 de setembro é previsto um aumento de nebulosidade e leve queda de temperaturas. Setembro é o mês de pico dos incêndios florestais e as chuvas devem ficar abaixo da média histórica”, reforçou.

Estratégias e Prevenção

O secretário titular da Semadesc, Jaime Verruck destacou preocupação com os incêndios no setor sucroenergético e florestal, para evitar a ocorrência de registros semelhantes aos de São Paulo e Sonora.

“Toda estrutura continua mobilizada. Fizemos uma reunião com setor sucroenergético na segunda-feira e o Corpo de Bombeiros para criar uma coordenação. E o mesmo fizemos na área florestal. MS é o segundo com decretos de emergência”, alertou.

 

Tags: Bombeiro, Capital, queimada urbana,