Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Após confirmações em morcegos, prefeitura intensifica orientações e amplia a imunização
Michelly Perez - 17/04/2026 • 07:47
Foto: reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu alerta à população de Campo Grande após a confirmação de novos casos de raiva em morcegos. Diante do cenário, o órgão reforça a importância da vacinação de cães e gatos.
Somente em 2026, já foram confirmados seis casos de raiva em morcegos, sendo o mais recente registrado no bairro Pioneiros. O animal foi recolhido por equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que realizaram os procedimentos de segurança e encaminharam o material para análise laboratorial.
De acordo com a Sesau, a imunização dos animais domésticos é essencial não apenas para protegê-los, mas também para evitar a transmissão do vírus aos seres humanos. A vacina antirrábica é oferecida gratuitamente durante todo o ano no CCZ.
O alerta das autoridades sanitárias está voltado, principalmente, para situações consideradas atípicas envolvendo morcegos.
Neste ano, centenas de morcegos já foram recolhidos em condições anormais na cidade, o que reforça a necessidade de vigilância por parte da população.
Apesar disso, a Sesau destaca que não há motivo para pânico. Morcegos em condições naturais, em seu habitat, não representam risco direto à população. O cuidado deve ser redobrado apenas diante de sinais de comportamento fora do padrão.
A recomendação é clara: não tocar em morcegos, vivos ou mortos. Ao encontrar um animal nessas condições, o indicado é isolar o local e acionar o CCZ para o recolhimento adequado.
Em casos de contato ou agressão por qualquer mamífero, a orientação é procurar atendimento médico imediato, já que a raiva é uma doença grave e com alta letalidade, mas pode ser evitada com medidas simples, como a vacinação e o atendimento rápido.