Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Mais de 50 aparelhos devem registrar os dados de pressão a cada 15 minutos para detectar irregularidades
Michelly Perez - 28/02/2025 • 10:07
Foto: divulgação
O mês de fevereiro marca o início da instalação de 50 loggers em diversas regiões da Capital que devem auxiliar para a diminuição de perdas e aprimorar o registro de dados da pressão da rede de água. Segundo a Águas Guariroba os aparelhos monitoram as redes de distribuição, permitindo detectar problemas como vazamentos e pontos com baixa pressão.
“O logger é um equipamento que registra os dados de pressão em tempo real. Com os dados é possível realizar análises e monitoramento constante, onde podemos agir para corrigir falhas, otimizando o uso de recursos e melhorando o abastecimento de forma constante”, explicou Jose Henrique da Cruz Ferreira, gerente de Operações na Águas Guariroba.
O equipamento armazena informações a cada quinze minutos e repassa para o banco de dados. A partir das informações, um programa de inteligência artificial aprende com os dados e passa a criar avisos de manutenção da pressão da rede.
“Os loggers também contribuem para a sustentabilidade de todo nosso sistema, ajudando a reduzir o consumo de energia e evitar o desperdício de água”, comentou Paulaine Oliveira, analista do Centro de Controle de Operações.
Campo Grande é uma das cidades vencedoras no 8º Prêmio Casos de Sucesso, que reconhece boas práticas de municípios no âmbito do abastecimento de água e esgotamento sanitário e também foi reconhecida na categoria ‘Atingimento das Metas de Perdas de Água’. A cidade é a segunda capital com o menor índice de perda de água do país, com índice de 19,7%.
Tags: Águas Guariroba, pressão, Redução de perdas,