Campo Grande - quarta-feira, 6 de novembro de 2024
Novas autuações não são descartadas e relatório será enviado ao Ministério Público
Michelly Perez - 21/08/2024 • 11:24
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu nesta quarta-feira (21), uma multa no valor de R$ 732.500,00 ao condomínio onde a barragem está instalada. A informação foi confirmada pelo Gerente de Recursos Hídricos, Leonardo Sampaio. Contudo, os valores ainda podem subir, levando em conta que ainda estão sendo feitos levantamentos sobre os danos totais registrados.
Fato que já ficou constatado é que o empreendimento não tinha a regularização do barramento e por isso, já tinha sido notificado. Além disso, o Corpo de Bombeiros também confirmou ontem (20), que a vistoria estava irregular. Agora o Imasul trabalha para dimensionar os danos ambientais para solicitar reparação.
A Defesa Civil também confirmou que foram realizadas vistorias nas casas afetadas pela forte correnteza de água formada após o rompimento da barragem. Cabe destacar, que pelo menos, três residências foram afetadas e o processo deverá ser enviado ao Ministério Público.
“Cabe ao órgão ambiental a fiscalização, notificação e caso necessário a autuação do empreendedor da barragem. Após, será encaminhado o processo ao MP para as devidas providências, incluindo responsabilização pecuniária, neste caso é ao dano público, não cabe à propriedade privada”, explicou o Capitão Maxwelbe de Moura Fé- Chefe do Departamento de Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil MS.
Conforme noticiado ontem (20), pela Revista A Foto, a barragem do condomínio localizado entre Campo Grande e Jaraguari rompeu e a água invadiu o trecho da BR-163. O tráfego ficou totalmente interditado na altura do km 500 por mais de quatro horas. Apesar do susto não houve feridos e os trabalhos ainda seguem sendo realizados para a retomada do tráfego na região que está em pare e siga.
Tags: Barragem, Nasa Park, Rompimento,