ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Conheça os motivos que levaram Ivinhema a ser reconhecida como a “Capital do Café em MS”

Nesta sexta-feira é comemorado o Dia Nacional da bebida que ganhou o coração dos brasileiros

Michelly Perez - 24/05/2024 • 11:00

Consumo da bebida segue em alta/Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (24) é comemorado  o Dia Nacional do Café, a bebida queridinha dos brasileiros concedeu à cidade de Ivinhema em Mato Grosso do Sul, o título de “Capital do Café em MS”.

O reconhecimento foi dado ao município por ter em suas raízes à colonização paulista, povo com forte ligação na cultura do café, a cidade de Ivinhema conta com agricultores familiares esforçados no cultivo. Embora não seja uma das principais culturas do Estado, a produção na agricultura familiar ainda tem o seu espaço.

O hábito de tomar um “bom cafézinho”, se popularizou em caráter doméstico ou em recintos coletivos por volta do ano de 1450. Uma teoria aponta que o café era muito apreciado entre os filósofos que, ao toma-lo, permaneciam acordados para a prática de suas atividades. Anos depois, a Turquia foi a responsável em difundir mais amplamente o “hábito do café”, transformando-o em ritual de sociabilidade por volta de 1475.

Prós e Contras

Além de fazer parte da rotina diária de muita gente, o café possui benefícios para  a saúde. Dentre eles,  a redução do estresse oxidativo e a inflamação, melhora o funcionamento do intestino, o fluxo sanguíneo e modula o metabolismo da glicose e da gordura.

Por outro lado, a bebida é contraindicada, por exemplo, para pacientes que possuem úlcera ou gastrite. Essa recomendação é feita, pois o café possui ação estimulante na secreção ácida e na liberação de pepsina no estômago. O café também apresenta uma ação inibitória na absorção do ferro. Essa informação é extremamente relevante, principalmente para pessoas que apresentam carência de ferro ou anemia.

Consumo e Produção

Foto: Divulgação

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), revela que o consumo da bebida nos quatro primeiros meses do ano aumentou 0,16% em relação ao ano anterior. No total, foram consumidas 4.963.725 sacas de 60kg pelo mercado interno. No primeiro quadrimestre de 2023, o volume consumido foi de 4.955.567 de sacas.

O consumo mundial em 2024, será de 177,0 milhões de sacas. O Brasil, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), produzirá 58,1 milhões de sacas de café neste ano. Do total, 40,8 milhões de sacas serão de café Arábica (70,2% do total) e 17,3 milhões de café Conilon (29,8% do total). O mercado interno consumirá 22 milhões de sacas, o equivalente a 37,9% da safra total de 2024.

Tags: bebida, Café, Curiosidades,