ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

“Crise do diabetes” deixa 935 na fila por especialista em Campo Grande

MPMS abre investigação sobre a falta de médico e insulina no SUS

Michelly Perez - 29/09/2025 • 10:13

Foto: Freepik

O tratamento para diabetes no SUS de Campo Grande está em colapso, motivando uma séria investigação. Mais de 900 pacientes estão na fila de espera por uma consulta com endocrinologista, com pedidos que se arrastam desde março de 2023 – um tempo de espera “diabólico” que viola todas as regras de saúde.

A crise é dupla: além da insuficiência de médicos, há uma falha de gestão que impede o fornecimento de itens vitais. Pacientes estão ficando sem insulinas específicas e fitas de glicemia. A Promotoria identificou que o controle de estoque é precário, sem sistema informatizado.

O Ministério Público cobra agora a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). As secretarias têm um prazo de 20 dias para apresentar um plano de ação concreto, que inclua contratação de especialistas e controle imediato de insumos. A população exige que essa crise de gestão não se torne uma tragédia de saúde.

Tags: Diabetes, MPMS, saúde,