Campo Grande - quarta-feira, 24 de junho de 2026
Município gastou mais de R$ 1 milhão com viagens para capacitações e pagou R$ 600 mil em treinamentos sem público
Michelly Perez - 30/10/2024 • 07:17
Foto: reprodução- Câmara de Vereadores de Bonito
O Ministério Público apurou denúncias de que a Câmara Municipal de Bonito pagou na contratação de capacitações, um total de mais de R$ 600 mil. O que chama a atenção é que segundo a promotora Ana Carolina L.M. Castro, é que em alguns cursos contratados e ministrados nas dependências da Câmara nem se quer foram finalizados já que nenhum servidor compareceu para participar.
Tais episódios têm custado um valor médio aproximado de R$ 50 mil para cada curso presencial. Informações obtidas pelo MP indicam a falta de divulgação, já que seriam ofertados no dia anterior à data do evento, ou até mesmo, na manhã do mesmo dia. Com isso, os servidores não participam e em alguns casos só retornam ao local para tirar fotos, como forma de garantir a “presença”.
Além da gastança com os cursos dentro da Câmara, somente neste ano foi constatado o investimento de mais de R$ 1 milhão com diárias de servidores, principalmente, para custeio em cursos de capacitação fora da cidade e outros estados.
Diante disso, o Ministério Público recomendou que a Câmara, na pessoa de seu Presidente, André Luiz Ocampos Xavier modere a realização de cursos, se abstenha de contratar capacitações e que sejam sanadas as omissões no Portal da Transparência.
Tags: bonito, MPMS, Vereadores,