ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Desta vez foi a Justiça que disse: “Falta desde luvas até medicamentos na UPA Universitário”

Desde 2021, o MPMS investiga irregularidades na infraestrutura da unidade e solicita por melhorias

Michelly Perez - 03/12/2024 • 10:17

Foto: Marcos Maluf- arquivo

O Ministério Público investiga desde 2021 irregularidades estruturais e sanitárias da Unidade de Pronto Atendimento Aparecida Gonçalves Saraiva, conhecida como UPA Universitário. Uma nova vistoria realizada no mês passado confirmou que o local permanece com a falta de insumos básicos, alimentação para pacientes internados e acompanhantes e demora de até quatro dias para transferência.

De acordo com o novo relatório assinado pelo promotor de Justiça Marcos Roberto Dietz, pacientes psiquiátricos aguardam encaminhando para o CAPS, por até quatro dias. Na ocasião da vistoria
haviam 4 pacientes esperando transferência; além disso, não há alimentação para pacientes, pois não estão mais recebendo marmitas, mesmo com solicitação por parte da assistência social; Também foi constatada a falta de alguns medicamentos e insumos, como seringas, agulhas, papel grau cirúrgico, luva estéril, micropore, fios de sutura e eletrodos.

Na parte estrutural do prédio as irregularidades também permanecem, dentre elas estão marcas de infiltração, desgaste da pintura e a necessidade da troca do vidro do quadro de isolamento e a falta de 2 monitores na sala de emergência.

Diante das novas constatações, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deverá informar em até 15 dias as providências adotadas para sanar as irregularidades existentes na UPA Universitário.

**A revista A Foto questionou a prefeitura sobre o caso e aguarda um posicionamento**

Tags: Capital, saúde, UPA Universitário,