Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
A cidade já aplicou 78 mil imunizantes e corre contra o tempo para bater meta
Michelly Perez - 29/04/2024 • 11:30
Vacinas/Pref.Dourados
O município de Dourados foi o único do Brasil contemplado com a imunização contra a dengue em massa e de graça, devido a parceria com o laboratório japonês Takeda Pharma, fabricante da vacina, único aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A campanha de vacinação contra a dengue começou no dia 3 de janeiro, com a distribuição dos imunizantes para todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Até o momento, 78 mil doses já foram aplicadas.
Nesta sexta-feira (29), aplicação segue disponível em sete pontos da cidade, sendo: RIT TV, IMESUL, Farmácia Max Popular, espaço Primavera da Pax, Comper e PAM.
A parceria garantiu doses suficientes para imunizar 150 mil douradenses entre 4 e 59 anos e 11 meses. Contudo, o prazo inicial de término da aplicação da primeira dose acaba amanhã (30).
A equipe da Fiocruz conta com a presença do médico infectologista e pesquisador Júlio Croda, que está fornecendo orientações técnicas e capacitação aos profissionais envolvidos na operação.
Em entrevista à Revista A Foto, ele confirma a tentativa de prorrogação do prazo de vacinação. “Estamos negociando para seguir fornecendo a vacina depois do dia 30. Teremos uma reunião hoje com a empresa e se ela nos fornecer mais doses, iremos continuar”, adiantou.
O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga, apresentou eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.