ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Dourados negocia ampliação do prazo de vacinação da dengue e entrega de novas doses

A cidade já aplicou 78 mil imunizantes e corre contra o tempo para bater meta

Michelly Perez - 29/04/2024 • 11:30

Vacinas/Pref.Dourados

O município de Dourados foi o único do Brasil contemplado com a imunização contra a dengue em massa e de graça, devido a parceria com o laboratório japonês Takeda Pharma, fabricante da vacina, único aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A campanha de vacinação contra a dengue começou no dia 3 de janeiro, com a distribuição dos imunizantes para todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Até o momento, 78 mil doses já foram aplicadas.

Nesta sexta-feira (29), aplicação segue disponível em sete pontos da cidade, sendo:  RIT TV, IMESUL, Farmácia Max Popular, espaço Primavera da Pax, Comper e PAM.

A parceria garantiu doses suficientes para imunizar 150 mil douradenses entre 4 e 59 anos e 11 meses. Contudo, o prazo inicial de término da aplicação da primeira dose acaba amanhã (30).

A equipe da Fiocruz conta com a presença do médico infectologista e pesquisador Júlio Croda, que está fornecendo orientações técnicas e capacitação aos profissionais envolvidos na operação.

Em entrevista à Revista A Foto, ele confirma a tentativa de prorrogação do prazo de vacinação. “Estamos negociando para seguir fornecendo a vacina depois do dia 30. Teremos uma reunião hoje com a empresa e se ela nos fornecer mais doses, iremos continuar”, adiantou.

O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga, apresentou eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Tags: Dengue, Dourados, Vacinação,