ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Dourados prorroga pela segunda vez a vacinação contra dengue e nega o descarte de doses

Laboratório enviará nova remessa e segunda dose poderá ser aplicada até o dia 31 de outubro

Michelly Perez - 21/05/2024 • 08:06

Vacinas do Laboratório Takeda Pharma/Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados

A campanha de vacinação contra a dengue atingiu a mais de 79 mil douradenses com a primeira dose da Qdenga. Com público alvo entre 4 e 59 anos de aproximadamente 150 mil pessoas em Dourados, representantes da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e do Laboratório Takeda Pharma, se reuniram na última sexta-feira (17) e decidiram seguir com a vacinação da primeira dose até o dia 31 de julho.

A extensão deste prazo, que terminaria neste domingo (19), foi possível graças a garantia, por parte da Takeda, de novos lotes de vacina, com validade maior do que as que já foram entregues. Até agora, o laboratório japonês enviou  cerca de 210 mil doses em dois lotes com validades diversas que expiram no fim de agosto. Agora, com essa oferta de doses, a segunda dose, aplicada três meses após a primeira, poderá ser aplicada até o dia 31 de outubro.

Segundo Nota Informativa do Departamento de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Imunização, “em momento algum foram desprezadas doses do imunizante

em Dourados por prazo de validade vencido”. Para otimizar a distribuição, o fornecimento das vacinas é realizado por etapas, e são considerados a logística do laboratório, recebimento e armazenamento dos imunobiológicos e a administração da vacina na população.

Paralelamente a isso, segue a vacinação da segunda dose para quem recebeu a primeira em janeiro e até 20 de fevereiro. Dos 79 mil douradenses que começaram a imunização, quase 11 mil já completaram o ciclo. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinação do PAM.

Tags: Dengue, estudo, Vacinação,