ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Fachada da ALEMS ganha iluminação azul para campanha de prevenção contra o câncer de próstata

Semanalmente, doença mata uma média de quatro homens em todo o Estado

Michelly Perez - 06/11/2024 • 09:23

Foto: divulgação

Pelo 10º ano consecutivo durante todo o mês de novembro, a fachada da Assembleia Legislativa ficará iluminada com tom de azul para relembrar a campanha de prevenção contra o câncer de próstata. Doença que mata uma média, quatro homens semanalmente no Estado.

A Campanha Novembro Azul foi instituída pela Lei Estadual 4.636, publicada no dia 24 de dezembro de 2014 e tem com meta conscientizar os homens sobre a necessidade de realizar os exames de forma preventiva para a detecção da doença.

Como para muitos homens o tema ainda é um “tabu”, eles não realizam o diagnóstico e o tratamento precoces, e por isso, ainda é acentuado o número de mortes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 2.223 sul-mato-grossenses morreram em decorrência do câncer de próstata em dez anos, de 2013 a 2022 (ano do último levantamento do Instituto). Esse valor equivale à média de quatro óbitos por semana.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente na população masculina do Brasil, superado apenas pelos tumores de pele não melanoma. O Inca estima a ocorrência de 71.730 novos casos de câncer de próstata em todo o país anualmente para o triênio 2023 a 2025. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é de 1.230 novos casos por ano.

Tags: ALEMS, prevenção, saúde,