ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Freira exposta a esgoto recebe indenização de R$ 50 mil

Laudos médicos confirmaram que o vazamento prejudicou o estado de saúde da religiosa

Michelly Perez - 03/06/2025 • 08:46

Foto: Divulgação

Uma freia conseguiu na Justiça, uma indenização no valor de R$ 50 mil após ter sido exposta ao esgoto deixado a céu aberto pela concessionária, nos fundos do convento onde ela é responsável.  Segundo a vítima, mesmo após ter reclamado da situação, a empresa não adotou nenhuma medida para solucionar o problema.

Conforme a  defensora pública de 2ª instância, Olga Lemos Cardoso de Marco, a situação se agravou após a execução de obras pela empresa, em abril de 2018, que resultaram em vazamento contínuo de esgoto nas proximidades da associação religiosa.

“A assistida relatou que, mesmo após reclamações, o problema persistiu por meses”, detalha a defensora.

Segundo os autos, o esgoto passou a ser despejado diretamente no Córrego Portinho Pache, que passa no fundo do imóvel.

“A Defensoria alegou que a exposição ao esgoto agravou o estado de saúde da assistida, diagnosticada com anemia falciforme, leucopenia e linfopenia. Relatórios médicos indicaram surgimento de complicações clínicas e transtornos relacionados ao quadro imunológico da autora”, pontua a defensora.

A sentença de primeira instância condenou a concessionária ao pagamento de indenização por danos morais. Decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que reconheceu a falha na prestação do serviço de esgotamento sanitário.

Tags: Esgoto, Justiça, Saneamento,