ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Mãe de Sophie cobra Justiça e “pulso firme” na investigação da morte da criança

Família da menina acredita em negligência médica e pede providências para evitar novos casos

Michelly Perez - 11/06/2025 • 07:39

Foto: Izaías Medeiros

Carregando a dor e a angústia pela perda da filha, Sophie Emanuelle de apenas 5 anos, a mãe Maria Aparecida Viana esteve ontem (10), na Câmara de vereadores de Campo Grande para pedir apoio dos parlamentares para que cobrem justiça e a apuração do caso.

A morte de Sophie no dia 29 de maio chocou os moradores da Capital. A pequena sofreu um acidente doméstico e teve a cabeça atingida por um portão, no domingo, dia 25 de maio. Foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Almeida e transferida para a Santa Casa onde fez raio-x, porém e foi liberada menos de quatro horas depois. A menina piorou, apresentando febre alta e vômito. Foi levada novamente ao hospital, sendo colocada apenas em observação e recebendo medicamentos para dor. Somente na quinta-feira, segundo a família, foi feita tomografia apontando a fratura na cabeça e a necessidade da cirurgia. Porém, ela não resistiu e acabou falecendo.

Bastante emocionada, a mãe de Sophie, Maria Aparecida Viana, recordou sobre a filha. “ Vi o tanto que ela sofreu na Santa Casa. Ela tinha muita dor. Se tivessem feito a cirurgia, ela não teria morrido”, afirmou. Maria Aparecida lembrou que a filha teve uma hemorragia no cérebro e acredita que “se tivessem tratado ainda na segunda-feira, ela não teria morrido”. Ela fez o apelo por providências para que nenhuma mãe e nenhuma criança passem pelo mesmo sofrimento. “Ela queria viver, ela amava viver. Não consigo ficar dentro da minha casa porque a alegria da minha casa era minha filha. Criança nenhuma merece passar pelo que minha filha passou”, disse

“Por que não salvaram a vida dela?

Na Câmara, Maria Leonice, tia de Sophie, lembrou que a saúde é direito e dever do Estado. “O que nos traz hoje aqui é para pedir Justiça pela Sophie. Dizer que houve negligência, omissão de socorro e imperícia, que são crimes. Não podemos nos calar diante de tamanha fatalidade”, desabafou.

“Por que não salvaram a vida dela? Queremos Justiça! Sei que Sophie não voltará, mas quero deixar a minha palavra para que mães e pais não derramem lágrimas por omissão ou negligência. Confio nessa Casa porque daqui saem as políticas públicas”, disse Maria Leonice, reforçando a importância de o caso ser levado ao Ministério Público e aos conselhos de Medicina e Enfermagem.

CPI Santa Casa

Foi oficialmente entregue à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande, ontem (10), o requerimento que propõe a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Santa Casa de Campo Grande.

A iniciativa partiu do vereador Rafael Tavares (PL), autor da proposta, e já conta com o apoio total de 14 parlamentares, que assinaram o documento.

A proposta surge em meio à grave crise enfrentada pela unidade hospitalar, a maior de Mato Grosso do Sul, que vem sofrendo com dificuldades financeiras, suspensão de atendimentos e falta de clareza na gestão dos recursos.

Diante desse cenário, a CPI visa apurar em detalhes os problemas administrativos e financeiros que envolvem o hospital, identificar possíveis irregularidades e propor soluções concretas para reverter o atual quadro.

Tags: camara, Santa Casa, Sophie,