ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Mato Grosso do Sul adota ‘dose zero’ contra o sarampo para bebês

Ação prevntiva visa evitar a reintrodução da doença nas cidades da região de fronteira

Michelly Perez - 12/08/2025 • 08:38

Foto: redes de Frio-reprodução

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai começar a aplicar a “dose zero” da vacina contra o sarampo. A medida, recomendada pelo Ministério da Saúde, é voltada para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias. O objetivo é criar uma proteção extra para os bebês, que são mais vulneráveis à doença.

Essa dose especial não substitui as vacinas de rotina, que continuam sendo aplicadas aos 12 e 15 meses de idade. Ela funciona como um reforço e será oferecida em todos os municípios do estado, principalmente devido à proximidade com a fronteira, que aumenta o risco de circulação do vírus.

A estratégia vai além das crianças. A SES também reforça a importância de que adolescentes, jovens e adultos mantenham suas carteiras de vacinação atualizadas. Pessoas de outros países e aquelas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV) também receberão atenção especial. Para os casos de APLV, serão usadas versões específicas da vacina, sem o componente alergênico.

De acordo com Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES, essa é uma forma de “criar uma barreira imunológica” e dar mais segurança aos bebês. A SES tem realizado reuniões com os municípios para alinhar a aplicação da dose e reforçar a necessidade de intensificar a vacinação. A ação faz parte de um esforço maior, com foco nas regiões de fronteira como Corumbá e Ladário, para conter a doença e evitar sua reintrodução no Estado.

Tags: prevenção, sarampo, saúde,