ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

MEC anuncia construção de seis escolas indígenas em MS

Investimento faz parte do Novo PAC e integra pacote nacional de 117 unidades

Michelly Perez - 27/02/2026 • 08:00

Foto: Malu Pessota

O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem (26) a construção de seis escolas indígenas em Mato Grosso do Sul como parte de um pacote nacional que prevê 117 novas unidades em 17 estados brasileiros. O investimento total é de R$ 785 milhões, por meio do Novo PAC, do governo federal.

O anúncio foi feito pelo ministro Camilo Santana, durante visita à comunidade indígena Sahu-Apé, no Amazonas. Segundo o MEC, a iniciativa passa a contemplar, a partir de 2026, a construção e ampliação de escolas indígenas dentro do eixo Educação, Ciência e Tecnologia do Novo PAC.

Em Mato Grosso do Sul — Estado que possui uma das maiores populações indígenas do país — as seis novas unidades devem reforçar a infraestrutura da educação escolar indígena, respeitando a identidade cultural, os modos de vida e a organização territorial das comunidades.

No total, os estados contemplados são Acre (2), Alagoas (1), Amazonas (27), Amapá (17), Bahia (4), Ceará (2), Maranhão (11), Mato Grosso do Sul (6), Mato Grosso (8), Pará (7), Pernambuco (1), Rio Grande do Sul (1), Roraima (23) e Tocantins (3).

Com o novo investimento, a expectativa é ampliar o acesso à educação de qualidade nos territórios indígenas, fortalecendo políticas públicas voltadas à inclusão e à redução das desigualdades históricas.

Tags: educação, indigenas, MEc,