Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Projeto de concessão da BR-163 segue desagradando gestores da região Norte do Estado
Michelly Perez - 18/12/2024 • 08:39
Foto: Revista A Foto
Durante a sessão pública realizada ontem (17) pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), Marcelo Fonseca, Superintendente de Concessão da Infraestrutura, após ser questionado, informou que os radares já existentes e novos equipamentos que serão implantados em alguns pontos da BR-163 devem começar a funcionar somente em fevereiro de 2025.
A proposta mais uma vez não agradou aos prefeitos da região Norte do Estado. Inconformado, o gestor do município de Pedro Gomes, William Fontoura, chegou a reivindicar o seu descontentamento durante o discurso dos representantes da Agência Nacional.
“Não tem como a gente falar em um radar desligado há não sei quanto tempo e ninguém dar uma satisfação, acontece a tragédia e só depois que alguém vai levantar a mão. Esses radares estão todos desligados, tivemos acidentes em Coxim. Quanto vale uma vida? “, questiona.

Prefeito William mostrou sua indignação durante a apresentação da proposta. Foto: Revista A Foto
Os acidentes mencionados por William foram os registrados no dia 12 deste mês, quando o motociclista Hélio Sapiência, 65 anos, foi atingido por uma carreta Scânia, na BR-163, em Coxim. O segundo caso aconteceu no dia 15 e culminou com a morte do motociclista Afonso Ferreira Barbosa, de 30 anos, quando foi atingido na traseira por uma van, na mesma rodovia.
Durante o encontro na FIEMS, ele ainda pontuou que os prefeitos deveriam ser ouvidos para a criação de tal projeto, uma vez, que conhecem as necessidades de cada município e frisou que a população que paga altas taxas de pedágio é a que carece de melhorias.
“O contrato é ‘frio’ porque a ANTT não vive a realidade da população. A BR-163 não pode seguir como está, eu fico indignado, tínhamos 800 quilômetros para duplicar, agora vão ser 300 e poucos e com uma tarifa elevadíssima, é um peso para a população”, citou.
Quem também esteve presente na sessão pública foi o prefeito de Coxim, Edilson Magro. Em entrevista para a Revista A Foto, ele destacou que o município vem lutando por uma solução desde o ano passado, contudo, sem respostas, a situação tem sido agravada diariamente.
“A reivindicação já vem sendo feita desde o ano passado, estivemos em todas as reuniões do Cointra, cobramos o governador do Estado e a Assembleia Legislativa, justamente para discutir sobre a BR-163. Eu já entrei em contato com a ANTT, CCR MS Via e o DNIT contando a história que está acontecendo em Coxim. Há poucos dias tivemos duas mortes e na rodovia muitas mais”, pontuou.
Questionado sobre o resultado da reunião de ontem (18) e as primeiras impressões sobre o projeto apresentado pela ANTT, ele reforça que as medidas serão insuficientes.
“A princípio, não atende em nada a nossa demanda, porque a proposta inicial era a da duplicação da BR-163, estamos saindo descontentes e eu entendo que a proposta não atende ao nosso município”, lamentou.
Tags: ANTT, BR 163, Radares de Velocidade,