Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Apesar de rumores, o país segue livre de casos e autoridades reforçam vigilância e orientação à população
Michelly Perez - 09/02/2026 • 10:36
Foto:
O Ministério da Saúde esclareceu nesta segunda-feira (9) que não há nenhum caso confirmado do vírus Nipah no Brasil. Notícias que circulam nas redes sociais sobre supostas detecções da doença no país são falsas.
De acordo com a pasta, o Brasil mantém vigilância constante contra agentes altamente perigosos, e o risco de uma pandemia causada pelo vírus continua baixo, conforme avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O ministério reforça que, até o momento, não há evidências de disseminação internacional do vírus nem risco para a população brasileira.
O recente surto de Nipah, registrado na Índia, está praticamente controlado. Foram confirmados apenas dois casos na província de Bengala Ocidental, ambos entre profissionais de saúde, e 198 contatos monitorados tiveram resultados negativos. O último registro aconteceu em 13 de janeiro, e as autoridades seguem acompanhando a situação de perto.
O Nipah é um vírus zoonótico, identificado pela primeira vez na Malásia em 1999. Ele causa doenças graves em humanos, mas até hoje não há circulação do vírus fora de países da Ásia, como Índia e Bangladesh, e nenhum caso foi registrado no Brasil.
Especialistas brasileiros reforçam que a vigilância contínua, somada a protocolos de segurança em centros de referência e fronteiras, mantém o país protegido contra qualquer ameaça de doenças infecciosas.
Tags: Fake News, Ministério da Saúde, Nipah,