Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Na REME, equipes de saúde definirão os dias de imunização de cada escola e informarão as famílias
Michelly Perez - 14/04/2025 • 08:48
Foto: PMCG
O Ministério da Saúde vai realizar até o dia 25 de abril, uma campanha nacional de vacinação nas escolas públicas. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, que une esforços dos ministérios da Saúde e da Educação para ampliar a cobertura vacinal e proteger crianças e adolescentes. Em Mato Grosso do Sul, todos os 79 municípios aderiram ao programa. São 413,5 mil alunos atendidos e 1.039 escolas pactuadas.
A meta é vacinar 90% dos estudantes, crianças e adolescentes menores de 15 anos. Conforme a faixa etária de indicação da vacina, serão aplicadas doses das vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV. As ações contam com a participação dos profissionais do SUS, cujas equipes vão vacinar no ambiente escolar ou as instituições de ensino levarão os estudantes até uma Unidade Básica de Saúde, sempre com a autorização dos responsáveis.
Para viabilizar essa estratégia, o Ministério da Saúde destinou R$ 363,2 mil para o governo do Estado, já para os municípios de Mato Grosso do Sul foram destinados R$1,9 milhão. As doses aplicadas nas escolas ou por encaminhamento escolar devem ser registradas com a opção “Vacinação Escolar” nas cadernetas.
As cadernetas podem ser acessadas de forma online para garantir um maior controle e maior facilidade para as famílias. Para acessar à Caderneta Digital de Saúde da Criança basta baixar o aplicativo Meu SUS Digital. Para utilizar o serviço, é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no Gov.br.