Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Documento abrange períodos considerados de maior incidência em diferentes regiões do país
Michelly Perez - 29/04/2024 • 08:43
Queimadas/Reprodução
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou hoje (29), na edição do DOU (Diário Oficial da União), a portaria 1.052 que decreta o estado de emergência ambiental pelo risco de incêndios florestais entre os meses de março a outubro de 2024 e maio a dezembro de 2024, em Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros.
Conforme o documento, o primeiro período (entre os meses de março a outubro de 2024), abrange as regiões Centro Norte de Mato Grosso do Sul e Leste de Mato Grosso do Sul. Além do estado de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Já o segundo, inclui os meses entre maio a dezembro de 2024, nos Pantanais de Mato Grosso do Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul. As novas medidas foram assinadas por João Paulo Capobianco, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente.
Focos em Mato Grosso do Sul
Vale lembrar, que segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul já registrou mais de 930 focos de incêndios neste ano, o mês de maior incidência foi janeiro com 369 ocorrências, seguido por março com 309 e fevereiro com 170 registros. Em abril já foram contabilizados 90 focos.
Alerta por 180 dias
No dia 10 de abril, Mato Grosso do Sul já tinha decretado o estado de emergência ambiental pelo prazo de 180 dias. A medida foi tomada pelo Governo do Estado em decorrência das condições climáticas que favorecem a propagação de focos de incêndios florestais no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.