ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Ministério do Meio Ambiente decreta estado de emergência por risco de queimadas em MS

Documento abrange períodos considerados de maior incidência em diferentes regiões do país

Michelly Perez - 29/04/2024 • 08:43

Queimadas/Reprodução

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou hoje (29), na edição do DOU (Diário Oficial da União), a portaria 1.052 que decreta o estado de emergência ambiental pelo risco de incêndios florestais entre os meses de março a outubro de 2024 e maio a dezembro de 2024, em Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros.

Conforme o documento, o primeiro período (entre os meses de março a outubro de 2024), abrange as regiões Centro Norte de Mato Grosso do Sul e Leste de Mato Grosso do Sul. Além do estado de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Já o segundo, inclui os meses entre maio a dezembro de 2024, nos Pantanais de Mato Grosso do Sul e Sudoeste de Mato Grosso do Sul. As novas medidas foram assinadas por João Paulo Capobianco, Secretário-Executivo do Ministério do Meio Ambiente.

Focos em Mato Grosso do Sul 

Vale lembrar, que segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul já registrou mais de 930 focos de incêndios neste ano, o mês de maior incidência foi janeiro com 369 ocorrências, seguido por março com 309 e fevereiro com 170 registros. Em abril já foram contabilizados 90 focos.

Alerta por 180 dias

No dia 10 de abril, Mato Grosso do Sul já tinha decretado o estado de emergência ambiental pelo prazo de 180 dias. A medida foi tomada pelo Governo do Estado em decorrência das condições climáticas que favorecem a propagação de focos de incêndios florestais no Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

Tags: decreto, Incêndio, prevenção,