ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Mobilidade nas rodovias de MS vai além de concessão de pedágio

Quase metade das estradas estaduais e federais do Estado têm algum problema, conforme a CNT

Michelly Perez - 23/12/2024 • 08:07

Foto: Marcos Maluf- arquivo

A situação das rodovias estaduais e federais de Mato Grosso do Sul está entre os assuntos mais polêmicos e comentados das últimas semanas e nova pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes indica que 48,3% delas apresentam algum tipo de problema.

De acordo com o levantamento, 46,9% da extensão contam com problemas no pavimento outros 22,2% na sinalização e 47,6%  tem deficiência na Geometria da Via. No total, foram identificados 16 pontos críticos.

Os piores trechos apresentados foram a MS-134 entre Nova Andradina e Batayporã; MS-395 entre Brasilândia e Bataguassu; MS-240 entre Paranaíba e Inocência; MS-377 entre Inocência e Água Clara; MS-112 entre Cassilândia e Três Lagoas; BR-376 entre Dourados e Nova Andradina; BR-158 entre Selvíria e Brasilândia e, por fim, a BR-060 ligando Chapadão do Sul a Bela Vista.

Balanço regional

A pesquisa indicou ainda que, entre novembro de 2023 e outubro de 2024, as rodovias federais do Estado registraram 1.774 acidentes que fizeram 180 óbitos – ou seja, Mato Grosso do Sul teve 10 mortes a cada 100 sinistros nas rodovias. No período, também foram contabilizadas 1.917 pessoas (leve ou gravemente) nos acidentes.

‘bons resultados’

Por outro lado, o Governo do Estado por meio da Agems (Agência Estadual de Regulação) indica que as rodovias concedidas para a iniciativa privada foram as que obtiveram maiores investimentos. Nos primeiros dez meses deste ano foram realizada  18 fiscalizações em cerca de 21 mil quilômetros para inspeção de obras e serviços na MS-306 e sistema rodoviário MS-112/BR-158/BR-436, nas duas regiões somaram R$ 249 milhões.

“Fizemos nossas concessões rodoviárias no Estado e estamos colhendo os frutos. Aqui temos o exemplo do capital privado que aliado aos investimentos estaduais levam ao desenvolvimento. Assim entramos em um giro positivo de crescimento”, declarou o governador Eduardo Riedel.

Reunião em Brasília

Na última quarta-feira (18), o governador do Estado esteve em Brasília para discutir, junto com o ministro dos Transportes, Renan Filho, os projetos rodoviários previstos para 2025.

Dentre as pautas apresentadas esteve a repactuação da BR-163, conhecida popularmente como “Rodovia da Morte”, que está sendo alvo de discussões diante do não cumprimento da atual gestão e da necessidade de melhorias.

Além disso, a expectativa é a de fazer eventuais ajustes e colocar o projeto da Rota de Celulose novamente à disposição do mercado no primeiro trimestre de 2025. Este projeto prevê a concessão de trechos de cinco rodovias: MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267.

Já o projeto de relicitação da ferrovia Malha Oeste deve ser entregue à iniciativa privada também em futuro leilão. A linha ferroviária abrange os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, somando mais de 1.600 quilômetros entre as cidades de Corumbá e Mairinque (SP) e tem atraído os olhares das empresas do ramo de celulose  e a Suzano e Eldorado já apresentaram projetos para alguns trechos.

Tags: Acidentes, Melhorias, Rodovias,