ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Morador de Novo Horizonte do Sul é multado em R$ 141 mil por manter filhotes de papagaio em cativeiro

Homem confirmou o crime e ainda alegou que não teria dinheiro para pagar as multas

Michelly Perez - 04/06/2025 • 07:13

Foto: Imagem ilustrativa- Internet

O juiz Rodrigo Barbosa Sanches, da 1ª Vara da comarca de Ivinhema, condenou um homem, morador de Novo Horizonte do Sul-MS ao pagamento de R$ 141.700, após ele ser flagrado mantendo filhotes de papagaio em cativeiro.
A apreensão dos bichinhos aconteceu durante a operação “Bocaiúva” de combate ao tráfico de animais silvestres, quando os agentes localizaram 11 filhotes de papagaio  com o réu. Três das aves acabaram morrendo.
Com histórico da prática de crime ambiental, o homem confirmou que estava mantendo os animais em cativeiro, mas alegou que não teria dinheiro para pagar a multa.  Tese que não foi aceita pelo juiz.
O valor da multa levou em conta dados do Programa Papagaio-Verdadeiro, que estima o custo ambiental da reabilitação de cada ave em R$ 11.900,00 e de reposição em caso de morte em R$ 15.500,00. Considerando os três óbitos, o valor final foi fixado em R$ 141.700,00.

Tags: Cativeiro, Justiça, Meio ambiente,