Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Promotoria apura danos ambientais após laudo técnico do Imasul confirmar excesso de 625 visitantes no local
Michelly Perez - 27/08/2025 • 11:00
Foto: Bonitoecotour- reprodução
A 2ª Promotoria de Justiça de Bonito instaurou um inquérito civil para investigar um balneário por possíveis danos ambientais. A medida foi tomada após a constatação de que o empreendimento turístico teria ultrapassado o limite diário de 400 visitantes, estabelecido por sua licença de operação, em três dias consecutivos.
As irregularidades foram identificadas por uma fiscalização da Polícia Militar Ambiental e confirmadas por um laudo técnico do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
A apuração visa verificar o impacto da superlotação no meio ambiente da região, conhecida mundialmente pelo ecoturismo.
Segundo os autos do inquérito, o balneário recebeu um total de 625 visitantes acima do permitido nos dias 30 e 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025. O excesso foi considerado significativo, especialmente no primeiro dia do ano, quando o número de visitantes ultrapassou o limite em 284 pessoas. Como resultado da fiscalização, foi lavrado um auto de infração e a empresa responsável foi multada em R$ 150 mil.
O Promotor de Justiça Substituto Felipe Blos Orso explicou que a investigação busca apurar o descumprimento das condicionantes da licença ambiental, avaliar a extensão dos danos causados pela sobrecarga de visitantes e determinar a necessidade de reparação integral. Além disso, a Promotoria examinará as medidas preventivas adotadas pela empresa e identificará as responsabilidades civil, administrativa e criminal.
A empresa foi formalmente notificada e tem 15 dias úteis para apresentar esclarecimentos. O documento exige a justificativa para o excesso de público, as medidas adotadas para evitar novas infrações e informações sobre o sistema de controle de visitantes.
A Promotoria também solicitou dados técnicos e operacionais do balneário ao Imasul e à Prefeitura Municipal de Bonito, referentes ao período de dezembro de 2024 a agosto de 2025. O Promotor reforçou que o principal objetivo é garantir o equilíbrio ecológico em uma região de grande importância ambiental.
Tags: Bonito-MS, investigação, superlotação,