Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Caso aprovado, Bioma deverá receber novas medidas para a sua conservação e uso sustentável da região
Michelly Perez - 10/03/2025 • 10:09
Foto: CBMMS
O Plenário do Senado vai iniciar o debate nesta terça-feira (11), para tornar o Pantanal sul-mato-grossense um patrimônio público nacional. A proposta foi apresentada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS) e passará por sua quinta sessão de discussão. Com isso, poderá ser votada já em primeiro turno. Se aprovada, a proposta terá que passar por mais três sessões de discussão para ser votada em segundo turno.
Os patrimônios nacionais ambientais são aqueles cuja utilização deve assegurar a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Atualmente já compõem essa lista a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.
Na justificativa, a senadora menciona a ocorrência, nos últimos anos, de incêndios e queimadas na parte sul-mato-grossense do Pantanal, e defende que a medida ajudaria a fortalecer as políticas públicas de preservação do bioma. A senadora lembra que cerca de 65% do Pantanal se encontra em Mato Grosso do Sul.
Para os governos federal e estadual, a inclusão do Pantanal Sul-Mato-Grossense como patrimônio nacional pode exigir a criação de políticas públicas específicas para a preservação e uso sustentável da região. Para a população local e os setores econômicos, como o do ecoturismo, a proposta pode trazer benefícios ao promover um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, gerando novas oportunidades de emprego e renda.
Tags: Meio ambiente, Pantanal, Senado,