Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
No Estado, as vagas foram disponibilizadas para as cidades de Corumbá, Ladário e Campo Grande
Michelly Perez - 07/01/2025 • 09:49
Foto: Divulgação
Desde o dia 1º de janeiro, iniciou-se o período para o alistamento militar feminino. Em Campo Grande, até o momento, 153 mulheres nascidas em 2007 mostraram o desejo de servir às Forças Armadas. Ao contrário do alistamento masculino, que é obrigatório, a incorporação das jovens se dará de forma voluntária.
Em Mato Grosso do Sul as vagas foram disponibilizadas para três cidades: na Marinha de Corumbá e Ladário e no Comando Militar do Oeste de Campo Grande. Na Capital são oferecidas 99 oportunidades, com incorporação prevista para 2026. As inscrições seguem até o dia 30 de junho.
O alistamento pode ser realizado de forma presencial, na Junta de Serviço Militar, ou online, por meio do site alistamento.eb.mil.br. Nos três primeiros dias do alistamento, 153 jovens se inscreveram no processo. A incorporação das voluntárias aprovadas no processo de seleção ocorrerá em 2026.
O Governo Federal publicou, no dia 28 de agosto, o Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, que regulamenta o Serviço Militar Inicial Feminino voluntário no Brasil. Uma vez incorporadas, as militares estarão sujeitas aos direitos, deveres e penalidades estabelecidos pela Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, e pelo Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966. As voluntárias não terão estabilidade no serviço militar e, após o desligamento do serviço ativo, integrarão a reserva não remunerada das Forças Armadas.
Tags: Alistamento, Militarismo, Mulheres,