ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Na Capital, Botox vencido despertou investigação de profissionais da estética

No total, seis clínicas deverão prestar esclarecimentos sobre os protocolos aplicados em pacientes

Michelly Perez - 23/01/2025 • 07:03

Foto: Ilustrativa-freepik

No ano passado, a Vigilância Sanitária realizou uma série de vistorias em clínicas de estética, após o registro de procedimentos errados feitos em outros estados do país. Na Capital, o trabalho constatou irregularidades em seis clínicas, dentre elas frascos de botox abertos, sem refrigeração e vencidos.

Diante de tal cenário, o promotor Luiz Eduardo Lemos de Almeida, da 43ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, instaurou Procedimentos Preparatórios para investigar a atuação dos seis estabelecimentos.

Conforme os laudos da Vigilância Sanitária, dentre os “achados” estão frascos de toxina botulínica (botox) diluídos sem identificação de data de abertura e validade, produtos e medicamentos vencidos, falta de monitoramento de temperatura de armazenamento, seringas descartáveis em gavetas e em recipientes sem tampa, além de lixeiras sendo utilizadas acima da capacidade máxima (3/4).

Segundo o Ministério Público, a intenção é a de recolher provas que indiquem se os procedimentos estéticos realizados em tais estabelecimentos são invasivos (privativos de médicos), se os profissionais que os realizam possuem habilitação e são acompanhados por um especialista durante os protocolos e se há respeito à saúde, segurança e à vida dos consumidores. As clínicas possuem 10 dias de prazo para apresentação de documentos.

Tags: Clínicas Estética, investigação, MPMS,