Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Nova diretriz vai ampliar a fiscalização dos equipamentos de acolhimento e das políticas públicas locais
Michelly Perez - 20/12/2024 • 10:10
Foto: Marcos Maluf-arquivo
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul aprovou um novo protocolo para atender as pessoas em vulnerabilidade e que vivem em situação de rua. O texto prevê que a priorização de atendimentos sem necessidade de agendamento prévio, dispensa de comprovação de residência e o apoio de equipes multidisciplinares.
A expectativa é de que com a nova diretriz também seja ampliada a fiscalização dos equipamentos de acolhimento e das políticas públicas locais.
“Este documento é um avanço de uma diretriz já existente e avança na proposta do fortalecimento das Defensorias Públicas no acesso, garantia e proteção dos direitos dessas pessoas que estão em situação de extrema vulnerabilidade”, afirma o defensor público-geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini.
O texto ainda aborda temas como o combate à violência institucional e ao preconceito, a necessidade de políticas habitacionais permanentes e a oferta de programas de geração de trabalho e renda.
A adesão foi confirmada durante a 92ª reunião do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada em Recife, na semana passada.
Tags: Assistência, Defensoria pública, vulnerabilidade,