ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026

Paciente internado há 34 dias vive “empurra-empurra” na Santa Casa de Campo Grande

Família afirma que hospital não quer realizar cirurgia e teme que Jorge perca a perna pela demora na realização do procedimento

Michelly Perez - 29/10/2025 • 12:36

Foto: arquivo pessoal

A família de Jorge Lopes Cardoso denunciou à Revista A Foto que ele está internado há 34 dias na Santa Casa de Campo Grande sem receber a cirurgia necessária após um grave acidente sofrido em Anastácio, no dia 22 de setembro. Ele passou por atendimento inicial em Aquidauana e foi transferido para a Capital no dia seguinte (23) devido à complexidade do caso.

Desde então, a família relata um impasse entre os dois hospitais: segundo ele, a Santa Casa alega que o procedimento deveria ter sido realizado em Aquidauana, enquanto o hospital de Aquidauana afirma que a cirurgia precisa ser feita em Campo Grande por se tratar de alta complexidade. Com medo de perder a perna, Jorge pediu ajuda e decidiu tornar o caso público.

“Fizeram um procedimento e colocaram um fixador para que ele pudesse ser transferido, porque havia risco de amputação. Hoje a Santa Casa diz que não pode mexer por causa do fixador, e Aquidauana diz que não tem estrutura para operar. É um jogo de empurra-empurra”, relata a filha, Vitória da Conceição Lopes, 18 anos.

Sem movimento e sem pulsação no pé, o quadro piora diariamente. “Ele está tomando morfina todos os dias, a dosagem já foi aumentada e a perna está muito inchada. A própria médica disse que está preocupada. Os ortopedistas nem passam para ver a perna dele mais”, completou.

*A Revista A Foto questionou a Santa Casa de Campo Grande sobre o caso e até a publicação não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Tags: denúncia, Santa Casa, saúde,