Um apagão de grandes proporções deixou Assunção, sua região metropolitana e outras diversas cidades do Paraguai sem energia elétrica no início da manhã desta quinta-feira. Segundo a ANDE (Administração Nacional de Eletricidade), o problema foi causado por uma falha em uma das linhas de transmissão da usina de Itaipu.
O blecaute ocorreu pouco antes das 6h30, afetando também a cidade de Ciudad del Este e outras localidades do país. De acordo com a ANDE, todas as linhas de 220 kV e 500 kV que saem da Usina Hidrelétrica de Itaipu foram desativadas.
Em nota à imprensa, a empresa paraguaia informou que técnicos estão trabalhando para identificar a causa exata da interrupção. O gerente técnico, Tito Ronald Ocariz Krauer, explicou que a linha afetada é uma “infraestrutura estratégica” que liga Itaipu à hidrelétrica de Acaray.
A ANDE informou que, até o momento, 70% das linhas afetadas já foram restauradas. Na capital Assunção e sua região metropolitana, o serviço foi restabelecido em 100%. A previsão é que todas as áreas afetadas voltem ao normal em aproximadamente 30 minutos. (com informações ABC Color)