ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Patinetes e bikes vão dividir espaço; regra começa a valer em fase de testes

Agetran libera circulação compartilhada nas ciclovias e ciclofaixas por 180 dias e vai monitorar segurança e convivência entre os modais

Michelly Perez - 19/06/2026 • 08:25

Foto: divulgação

Quem pedala pelas ciclovias de Campo Grande vai começar a dividir espaço com um novo companheiro de viagem. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) regulamentou, em caráter experimental, a circulação compartilhada de bicicletas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes elétricos e similares, nas ciclovias e ciclofaixas da Capital.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial (Diogrande), desta quinta-feira (18) e terá validade inicial de 180 dias. Durante esse período, a prefeitura pretende acompanhar como será a convivência entre os diferentes modais e coletar informações para futuras regras permanentes.

Alternativa de mobilidade

A iniciativa acompanha uma realidade cada vez mais presente nas ruas: o aumento do uso de equipamentos elétricos individuais como alternativa para deslocamentos urbanos. Segundo a Agetran, a proposta é garantir mais segurança e organizar o compartilhamento da infraestrutura cicloviária.

Pelas novas regras, poderão circular nas ciclovias bicicletas e equipamentos elétricos individuais com potência máxima de até 1.000 watts e velocidade de fabricação limitada a 32 quilômetros por hora, conforme prevê a legislação federal.

Os usuários deverão adequar a velocidade às condições da via e respeitar o fluxo de pessoas e dos demais veículos. A Agetran também prevê ações educativas, monitoramento constante e até a implantação de sinalização específica, caso seja necessário.

Análise e experiência

Ao longo dos próximos seis meses, serão analisados fatores como o número de usuários, a forma de utilização das ciclovias, eventuais conflitos entre os modais e ocorrências relacionadas à segurança viária.

A experiência servirá como um laboratório para a mobilidade urbana da Capital. Ao final do período de testes, os dados coletados poderão embasar mudanças na infraestrutura cicloviária e a criação de regras definitivas para acompanhar uma cidade onde bicicletas, patinetes e outros veículos elétricos ganham cada vez mais espaço.

Tags: biciletas, Mobilidade, patinetes,