ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Perdeu a placa na enxurrada? Detran-MS explica o que fazer em meio ao caos das chuvas

Placas antigas e do padrão Mercosul exigem procedimentos diferentes após perda — saiba como regularizar

Michelly Perez - 25/02/2026 • 09:54

Foto: divulgação

Enquanto a chuva transforma ruas em rios e buracos em armadilhas urbanas, motoristas de Campo Grande agora precisam lidar com mais um efeito colateral dos temporais: a perda da placa do veículo no meio da enxurrada. Diante do cenário cada vez mais comum, o Detran-MS divulgou orientações aos condutores.

Segundo o órgão, ao perceber o extravio, o proprietário deve registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência (B.O.), que pode ser feito em qualquer delegacia ou de forma online. O documento é essencial para resguardar o motorista, além de permitir a circulação regular até a substituição.

Para veículos que já utilizam o padrão Mercosul (fundo branco), o condutor deve procurar uma empresa estampadora credenciada com o B.O. em mãos para solicitar a nova placa.

Já quem ainda roda com o modelo antigo (placa cinza) terá um caminho um pouco mais longo: além do boletim, é necessária vistoria e atendimento presencial em uma agência do Detran para emissão — que, inevitavelmente, já será no padrão Mercosul.

Encontrei a placa e agora?

O órgão também esclarece que, se a placa Mercosul for localizada depois e estiver legível, ela pode ser reinstalada normalmente. No caso do modelo antigo, apenas a placa dianteira pode voltar ao veículo; a traseira precisa ser substituída por causa do lacre de segurança.

E para quem encontrar uma placa perdida no meio do caminho a orientação é entregar o item em uma das agências do Detran-MS, que fará contato com o proprietário.

Tags: chuva, Detran-MS, Placa,