ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Prefeitura recebe seis novas ambulâncias em parceria com o Ministério da Saúde

Com frota 100% renovada, município pretende reduzir o tempo-resposta de ocorrências

Michelly Perez - 13/12/2024 • 18:17

Cerimônia de entrega aconteceu na tarde de hoje (13). Foto: Revista A Foto

A Prefeitura de Campo Grande recebeu nesta sexta-feira (13) seis novas ambulâncias do SAMU, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde. Elas fazem parte de um compromisso firmado em 2021, como compensação pela desativação de oito viaturas, retiradas de circulação devido ao desgaste.

Capital conta com 14 ambulâncias novas. Foto: Rafael Benjamin

 

Durante a cerimônia de entrega, a Prefeita de Campo Grande Adriane Lopes relembrou que no início de sua gestão as ambulâncias estavam deterioradas e que os pacientes aguardavam horas por um atendimento.

“Quando eu assumi a gestão, não tinha viaturas do SAMU, foi um período muito difícil e as que tinha estavam com um desgaste dos anos. Era um desespero quando tinha um paciente que tinha que esperar no sol, deitado no asfalto, às vezes não tinha ambulâncias, mas hoje nós estamos avançando e fazendo entregas”, pontuou.

Atualmente, a Capital conta com 14 ambulâncias, sendo quatro de suporte avançado e dez de suporte básico, incluindo uma viatura 4×4 que atende as áreas mais afastadas, como o distrito de Anhanduí e o assentamento Três Corações. O SAMU também opera com duas motolâncias.

Veículos estão completamente equipados e prontos para iniciar atendimentos. Foto: Rafael Benjamin

Alta Demanda

Para a Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Rosana Leite, os novos veículos chegam em um momento oportuno com a maior demanda de atendimentos devido às festas de fim de ano.

”O tempo-resposta faz uma diferença no nosso atendimento. O SAMU é fundamental, na segunda-feira vai sair um plano de contingência de fim de ano, mas já observamos que aumentaram os acidentes de trânsito e os hospitais estão superlotados”, disse.

Condições de trabalho

A coordenadora do SAMU, Isabella Mendonça, disse que, com uma média de 520 chamadas diárias pelo telefone 192, a maioria delas relacionada a acidentes de trânsito, as novas ambulâncias chegam para somar com o trabalho realizado diariamente.

“O SAMU Campo Grande completa 20 anos e fez quase 8 milhões de atendimentos à população. A reposição, além de melhorar o tempo-resposta, também melhora as condições de serviço”, finaliza.

Tags: Assistência, SAMU, saúde,