Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
A medida surge como alternativa para suprir a falta de mão de obra nos serviços urbanos
Michelly Perez - 19/01/2026 • 11:36
Foto: imagem ilustrativa/ Pref. Nova Andrina
A Prefeitura de Nova Andradina e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) fecharam uma parceria para que presos ajudem na limpeza urbana e serviços gerais nas ruas da cidade.
Segundo o termo firmado, homens que cumprem pena dentro do presídio local e também em regime semiaberto ou aberto poderão trabalhar em varrição de ruas, pintura, tapa-buracos e cuidado de praças públicas.
O prefeito Dr. Leandro Fedossi disse que a medida vai ajudar a prefeitura a suprir a falta de trabalhadores disponíveis para esses serviços. Ele destacou que há muitas vagas de emprego na cidade, mas nem sempre há pessoas disponíveis para certas funções.
Os detentos selecionados vão receber remuneração equivalente a três quartos de um salário mínimo, além de transporte e uniforme. O pagamento será feito pelo Conselho Comunitário de Segurança.
Para participar, o preso precisa atender a regras de bom comportamento e ter cumprido pelo menos parte da pena. A seleção também dá preferência a quem tem familiares na cidade, o que ajuda a diminuir o risco de fuga.
Dentro do presídio, os internos que vão trabalhar ficarão em uma área separada dos demais e serão monitorados diariamente. Ao sair e voltar para o presídio, eles passarão por revista e equipamento de raio-X para garantir segurança durante o trabalho externo.
E você, o que acha dessa iniciativa que une limpeza urbana e ressocialização de detentos? A medida pode trazer benefícios para a cidade e para a segurança pública? Deixe sua opinião.de.