ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - quarta-feira, 24 de junho de 2026

Projeto “Fitness 2026”: Janeiro chega com tudo e lota as academias

Acabou o panetone e a desculpa do "segunda-feira eu começo". Com a virada do ano, veja como entrar no ritmo

Michelly Perez - 16/01/2026 • 08:06

Foto: divulgação

O roteiro é sempre o mesmo: o dia 1º de janeiro passa, a consciência pesa (junto com a balança, depois de tanto churrasco e rabanada) e a promessa de “este ano eu foco” vira prioridade. Nas cidades de Mato Grosso do Sul, o reflexo disso é imediato: as academias, como as do Sesc, registraram um aumento repentino no movimento de gente disposta a suar o top para cumprir a meta de 2026.

Diferente de antigamente, quando a galera só queria saber de ficar “bombado” para a praia, o público que está lotando as salas de musculação e ginástica agora é mais variado. De acordo com o instrutor de recreação e lazer, Cristian Domingos da Silva Camposano, esse comportamento é comum no começo do ano e está diretamente ligado à decisão das pessoas de adotar um estilo de vida mais saudável.

“Esse começo de ano vem acompanhado de várias promessas, vários propósitos e objetivos. A procura pelas academias aumenta justamente porque as pessoas buscam uma mudança de hábito e um lifestyle mais saudável, o que torna essa procura maior e mais recorrente”, explica.

O perigo do “empolgado de janeiro”

Apesar da animação, o maior desafio não é fazer a matrícula, mas sim manter o ritmo. Segundo instrutores que acompanham esse fluxo nas unidades esportivas, o erro comum é o “modo desespero”: a pessoa quer recuperar o tempo perdido de cinco anos em apenas cinco dias.

O resultado? Dores musculares que impedem até de escovar os dentes no dia seguinte e, logo depois, o abandono da academia. A regra de ouro para quem está entrando na onda agora é a constância. É melhor ser um “atleta meia-boca” que vai três vezes por semana do que um “atleta de elite” que só dura quinze dias.

Como não virar um “sócio fantasma”

Para quem faz parte dessa multidão que está buscando uma vida mais saudável neste começo de ano, as dicas para não desistir são simples:

  • Ache sua tribo: Se você odeia puxar ferro, tente uma natação ou aula de ritmo. O importante é não ficar parado.

  • Vá acompanhado: Ter aquele amigo para te cobrar quando a preguiça bater ajuda muito a não furar o treino.

  • O bolso manda: Procure locais com planos acessíveis (como as unidades do Sesc para quem tem o cartão do comércio), assim a mensalidade não vira mais um motivo para você estressar.

No fim das contas, janeiro é só o empurrão inicial. O desafio real começa agora, entre o fim das férias e a chegada do Carnaval. E você, já pagou o treino de hoje ou ainda está na fase das promessas? (com informações Sesc)

Tags: Autocuidado, saúde, Vida Fitness,