ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

R$ 2,7 milhões: Justiça acusa empresas por corrupção em contrato de manutenção de ruas

MPMS aponta que empresários agiam de forma coordenada para pagar propina a servidores públicos da SISEP

Michelly Perez - 10/09/2025 • 09:20

Foto: MPMS

Duas empresas de Campo Grande foram denunciadas pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) por fraude à licitação e corrupção. A denúncia, aceita pela Justiça, aponta um esquema que teria desviado mais de R$ 2,7 milhões em um contrato para manutenção de vias.

O processo é resultado da Operação Cascalho de Areia, que, de acordo com as investigações, descobriu que as empresas agiam em conjunto. Elas simulavam concorrência em licitações e, em um esquema de rodízio, pagavam propina a servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP).

Detalhes da investigação

A operação, deflagrada em junho de 2023, cumpriu 19 mandados de busca e apreensão. Na época, um dos empresários investigados foi preso em flagrante. As provas coletadas mostram que as empresas falsificavam medições e relatórios para receber valores indevidos.

O prejuízo total, de R$ 2.712.868,19, inclui R$ 1,3 milhão por serviços não comprovados e R$ 1,4 milhão por pagamentos indevidos, referentes a aumentos injustificados nas distâncias de transporte. A Justiça agora vai notificar as empresas, que terão 15 dias úteis para apresentar suas defesas. O município de Campo Grande também foi notificado para, se quiser, fazer parte do processo.

Tags: Fraudes, MPMS, pavimentação,