Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
A cada litro de leite doado até 10 recém-nascidos podem ser alimentados por dia
Michelly Perez - 26/12/2024 • 09:42
Foto: Santa Casa
O Banco de Leite humano da Santa Casa de Campo Grande está com o estoque abaixo da metade e por isso, a unidade faz um apelo para que as mães realizem doações. Atualmente, 20 bebês estão internados na unidade e precisam do alimento.
A supervisora do setor do hospital, Isabela Tozzi explica que toda mãe que amamenta é uma possível doadora. Por isso, a instituição alerta para a conscientização da importância dessa doação. O consumo diário varia de seis a oito litros, sendo arrecadada uma média mensal de 150 litros. O ideal é que o estoque esteja com o dobro dessa quantidade.
Além do leite coletado das mães internadas, o BLH realiza a coleta externa em todos os bairros da capital. Na visita, previamente agendada, a mãe recebe as orientações necessárias para a higienização correta, retirada e armazenamento do líquido.
“Assim que recebemos o leite externo, ele passa pelo processo de pasteurização, que consiste em submeter o leite a uma alta temperatura e depois esfriá-lo rapidamente. Após processado o leite pode ser congelado por até seis meses”, frisa Isabela.
Para ser doadora de leite a mãe precisa estar bem de saúde, apresentar todos os exames do pré-natal e ter leite em excesso, ou seja, sobrar leite após amamentar seu bebê. “Estando tudo certo com os exames, nossa equipe vai até a casa da doadora e leva um kit de higiene composto por um frasco, toca e máscara. Ensinamos todo o processo da retirada do leite, do armazenamento e da etiquetagem com data. Encaixamos essa mãe na rota da nossa coleta. Ela não precisa nem se deslocar”, finaliza Isabela.
Para doar basta ligar para o 3322-4174 ou entrar em contato pelo WhatsApp (67) 98472-5256. Ou se preferir, ir pessoalmente ao Banco de Leite da Santa Casa de Campo Grande, que funciona 24 horas por dia.
Tags: Bebês, Leite materno, Santa Casa,