Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Hospital tem se destacado nacionalmente no tratamento de doenças cardiovasculares
Michelly Perez - 03/05/2025 • 07:00
Foto: divulgação
A Santa Casa de Campo Grande transmitiu ao vivo, na quinta-feira (1º), a primeira cirurgia para tratamento de doença no arco aórtico realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi exibido durante o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE), em São Paulo.
De alta complexidade e minimamente invasivo, o procedimento marca um pioneirismo na região Centro-Oeste e foi conduzido pelos médicos vasculares, Dr. Mauri Comparin e Dr. Marcos Rogério, responsável pelo serviço de cirurgia vascular do hospital.
Segundo o especialista, a cirurgia foi realizada pelo grupo Angiocentro, que reúne médicos vasculares responsáveis pelo serviço de cirurgia vascular da Santa Casa.
“O diferencial desse tipo de procedimento é o acesso pela virilha, sem a necessidade de abrir o peito do paciente. Tudo é feito de forma minimamente invasiva”, explica Dr. Marcos Rogério.
O médico também destaca que, enquanto em outras instituições esse tipo de cirurgia é frequentemente judicializado, na Santa Casa o procedimento é realizado normalmente pelo SUS, graças a um sistema eficiente de codificação e adequação dos pacientes aos protocolos existentes.
Em abril, o grupo Angiocentro já havia realizado um feito histórico ao executar, na Santa Casa, a primeira cirurgia de correção de arco aórtico no mundo com o implante de uma endoprótese com quatro ramos.
O Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE) é considerado o maior evento da América Latina no setor e reúne médicos renomados de diversas partes do mundo. As transmissões ao vivo de procedimentos inovadores acontecem em diferentes países, consolidando o congresso como um polo de referência para avanços na cirurgia vascular e endovascular.
Tags: Santa Casa, saúde, Tecnologia,