Campo Grande - quarta-feira, 24 de junho de 2026
Secretária Rosana Leite cita aumento na procura por atendimentos e agravamento de quadros
Michelly Perez - 27/09/2024 • 11:16
Foto: Marcos Maluf- Arquivo
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, confirmou que, na noite de ontem (26), existiam 177 pacientes adultos esperando por uma vaga hospitalar em Campo Grande. A informação foi divulgada durante a prestação de contas do 2° quadrimestre da saúde, realizada na manhã desta sexta-feira (27), na Câmara de Vereadores.
Rosana Leite disse durante a audiência que a demanda de atendimentos tem crescido de forma significativa e que a situação tem preocupado a secretaria, uma vez que tanto na rede pública quanto na particular, estão superlotados.
“No ano passado, a demanda, que era de 90 pacientes esperando um leito hospitalar, nos últimos 3 meses só está em crescente. Houve uma piora neste último mês, tivemos as doenças diarreicas, a maioria foi atendida nas UPAs. E com isso, ontem, 177 pacientes precisaram de leito hospitalar. Também tivemos um aumento das ordens judiciais, ontem liguei para todos os hospitais da rede privada e não tinha leito, os que têm, não têm estrutura para atender”, explicou.
Diante do cenário, a titular da Sesau informou que o município tem buscado alternativas para atender os pacientes, mesmo assim, pontua que a situação tem preocupado, já que em um único dia foram feitos até 6 mil atendimentos.
“O número de atendimentos continua em crescente. Por vários fatores, como o aumento das doenças respiratórias, alterações climáticas, agravos em doenças crônicas e assim sucessivamente. A média de atendimento era de 2,5 mil a 3 mil, no último mês chegou o dia em que atendemos 6 mil pacientes”, pontuou.