ícone whatsapp

Capa • As melhores do mês

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

SUS amplia mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

Ministério das Mulheres destaca diagnóstico precoce e anuncia medicamento que pode reduzir em 50% as mortes

Michelly Perez - 19/10/2025 • 12:44

Foto: Ministério da Saúde

Neste 19 de outubro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, o Governo Federal reforça o cuidado com a saúde da mulher. A doença é a que mais atinge as brasileiras, e as estimativas para 2025 apontam mais de 73 mil novos casos.

Para garantir que mais vidas sejam salvas, o acesso ao diagnóstico foi facilitado:

  1. Mamografia Mais Cedo: Agora, o principal exame de detecção está disponível no SUS para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo sem a presença de sintomas. Antes, a idade era mais avançada.
  2. Medicamento Milionário: O Governo investiu R$ 160 milhões na compra do TRASTUZUMABE ENTANSINA, um medicamento de última geração. Ele será usado no tratamento do câncer de mama mais agressivo (tipo HER2 positivo) e a expectativa é que reduza a mortalidade dessas pacientes em até 50%.
  3. Carretas de Saúde Móvel: Para quem vive em locais mais distantes, 28 carretas do programa “Agora Tem Especialistas” estão viajando por 22 estados, inclusive está na Capital oferecendo mamografias, ultrassons e biópsias (punção de mama).

A Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, resumiu: “Com prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado oferecido pelo SUS, é possível salvar vidas. Cuidar das mulheres é um compromisso de justiça social.”

Tags: Câncer de mama, prevenção, sus,