ícone whatsapp

Dia a Dia • Confira tudo que você precisa saber sobre cotidiano

Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026

Terceira onda de calor promete temperaturas 5°C acima da média

Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina estão na rota da massa de ar quente e seco

Michelly Perez - 17/02/2025 • 08:28

Foto: Marcos Maluf- arquivo

A semana começa com mais uma notícia sobre o clima em Mato Grosso do Sul. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o país deve enfrentar uma nova onda de calor que deve iniciar em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendendo, posteriormente, pelos estados do Goiás e da Bahia.

A massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, começou a ganhar força ontem (16) e deve elevar as temperaturas máximas em mais de 5°C a média climatológica.

Esta deverá ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor aconteceu entre os dias 17 e 23 e, a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante essa segunda onda, foi emitido um aviso vermelho de grande perigo pelo Inmet, que persistiu até o último dia 12 de fevereiro, abrangendo também áreas de Santa Catarina e Paraná.

Onda de calor

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade.

 

 

Tags: Clima, onda de calor, Previsão,