Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Concessionária orienta motoristas a que adotem rotas alternativas nesta sexta-feira
Michelly Perez - 20/03/2026 • 09:00
Foto: reprodução- MST-MS
Um protesto liderado por mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra interditou um trecho da BR-163, em Campo Grande, na madrugada desta sexta-feira (20), causando congestionamento e transtornos a motoristas que seguiam pela saída para São Paulo. O tráfego foi retomado por volta das 10h40, após negociação com o Incra.

Trecho segue congestionado desde o início da manhã desta sexta-feira
A interdição ocorre entre os quilômetros 465 e 463, na pista expressa sentido Sul. Segundo a concessionária responsável pela rodovia, o tráfego está totalmente bloqueado no local, e a orientação é para que condutores utilizem rotas alternativas.
De acordo com o movimento, a mobilização foi encabeçada por mulheres trabalhadoras rurais, que assumiram a linha de frente do ato. A ação faz parte de uma articulação de movimentos sociais que pressionam por avanços na reforma agrária em Mato Grosso do Sul.
O protagonismo feminino ganha destaque neste mês de março, período marcado por mobilizações em defesa dos direitos das mulheres. Para o MST, a participação ativa das trabalhadoras do campo reforça a luta por acesso à terra, produção de alimentos e justiça social.
Entre as principais reivindicações do grupo estão a retomada dos assentamentos, respostas para famílias acampadas e a implementação de políticas públicas que garantam condições dignas de moradia e produção no campo.
O bloqueio também integra a preparação para o chamado “Abril Vermelho”, tradicional jornada de lutas organizada por movimentos sociais em memória dos trabalhadores mortos na luta pela terra.
Até o momento, não há previsão para a liberação total da rodovia. O protesto segue e já provoca longas filas na região.