Campo Grande - quarta-feira, 24 de junho de 2026
Município enfrenta avanço da doença, com aumento de casos, internações e pressão sobre a rede de saúde
Michelly Perez - 31/03/2026 • 08:30
Foto: pref-Dourados
O avanço da chikungunya levou o Governo Federal a reconhecer oficialmente a situação de emergência em saúde pública em Dourados. A medida foi publicada nesta segunda-feira (30), no Diário Oficial da União, por meio de portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, homologando decreto municipal editado após a confirmação da epidemia.
Com o reconhecimento, a prefeitura ganha respaldo para ampliar ações de enfrentamento à doença, incluindo mobilização de equipes, contratação emergencial de serviços e intensificação das medidas já em curso, principalmente em áreas mais afetadas, como a Reserva Indígena e bairros da zona urbana.
O cenário epidemiológico preocupa. Dados mais recentes apontam quase 2 mil casos prováveis da doença no município, com mais de mil confirmações e taxa de positividade elevada. Há ainda dezenas de internações e registro de óbitos, além do avanço da doença das aldeias para a área urbana, aumentando a pressão sobre unidades de saúde.
Diante desse quadro, uma força-tarefa foi intensificada e chegou nesta semana ao bairro Parque do Lago II. A mobilização reúne equipes da prefeitura, Governo do Estado, Ministério da Saúde e apoio do Exército, com foco na eliminação de criadouros do mosquito transmissor.
As ações incluem limpeza de áreas públicas, recolhimento de lixo, vistoria em residências e orientação direta aos moradores. Só em um dos bairros atendidos anteriormente, cerca de 150 toneladas de resíduos foram retiradas, evidenciando a dimensão do problema.
Segundo autoridades de saúde, grande parte dos focos do mosquito ainda está dentro das residências, em materiais descartados de forma irregular, como recipientes que acumulam água. A participação da população, portanto, é considerada essencial para conter o avanço da doença.
Além da limpeza, as equipes também distribuem materiais educativos e reforçam orientações simples, como manter quintais limpos e evitar o acúmulo de objetos.
Mesmo com as medidas, a expectativa é de que os casos ainda cresçam nas próximas semanas. A reversão do cenário, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, depende diretamente do engajamento coletivo no combate aos focos do mosquito.
Com a situação de emergência decretada e reconhecida nacionalmente, o município segue em alerta máximo para tentar conter a disseminação da chikungunya e reduzir os impactos na saúde pública.
Tags: Chikungunya, Dourados, saúde,