Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Pessoas vacinadas há menos de 21 dias devem procurar atendimento médico caso apresentem sinais da doença
Michelly Perez - 10/06/2026 • 08:20
Foto: Instituto Butantan/Divulgação
Após a suspensão temporária da aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, o Ministério da Saúde orientou que pessoas imunizadas há menos de 21 dias fiquem atentas a possíveis sintomas semelhantes aos da doença.
A medida foi adotada após 42 notificações de eventos adversos graves. Três pessoas foram internadas e duas morreram. Os casos seguem sob investigação para verificar se há relação com o imunizante.
Segundo o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, os vacinados nos últimos 21 dias passam por um período conhecido como viremia vacinal, quando ainda há circulação da forma enfraquecida do vírus no organismo, utilizada para estimular a produção de anticorpos.
Diante disso, a recomendação é procurar atendimento médico caso surjam sintomas como:
De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas vacinadas há mais de 21 dias e que não apresentaram sintomas estão fora de qualquer risco relacionado ao período de viremia e continuam protegidas contra a dengue.
Apesar da suspensão preventiva, a pasta reforça que a vacina tem eficácia comprovada, com redução de cerca de 65% dos casos da doença e mais de 80% dos casos graves e das hospitalizações.
Até o fim de maio, mais de 501 mil pessoas haviam recebido o imunizante, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano.