O Dezembro Laranja chama a atenção para a importância da prevenção e reforça que o uso de equipamentos de bronzeamento artificial é proibido no país. Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) mantém, ao longo de todo o ano, ações contínuas de orientação e fiscalização por meio da Vigilância Sanitária, com foco no combate ao uso clandestino dessas máquinas, que emitem radiação ultravioleta (UV), classificada como carcinogênica.
Aumento de riscos
Especialistas alertam que a exposição ao sol sem proteção, especialmente entre 10h e 16h, aumenta significativamente os riscos à saúde da pele. O uso diário de protetor solar, roupas adequadas, chapéus e óculos escuros é fundamental.
No caso do bronzeamento artificial, os perigos são ainda maiores, motivo pelo qual a prática é proibida no Brasil desde 2009, por determinação da Anvisa. Apesar da proibição, fiscalizações recentes resultaram na apreensão e interdição de máquinas em diversos municípios do Estado. Segundo a Vigilância Sanitária, além de ilegal, o uso desses equipamentos expõe a população a um risco desnecessário, especialmente para o desenvolvimento do melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele.
Diagnóstico precoce
A SES reforça que a prevenção, aliada à informação e ao diagnóstico precoce, é o caminho mais eficaz para reduzir os casos da doença. A população também pode colaborar denunciando o uso irregular de máquinas de bronzeamento artificial pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo e-mail [email protected].