Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Bandeira verde em janeiro garante tarifa sem acréscimos e reforça cenário de segurança energética no país
Michelly Perez - 24/12/2025 • 06:00
Foto: Marcos Maluf
2026 ainda nem começou, mas já traz uma boa notícia para os consumidores brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que, em janeiro, a conta de luz seguirá sem cobrança extra, com a aplicação da bandeira tarifária verde em todo o país.
A decisão foi tomada porque os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas seguem estáveis, reduzindo a necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm custo mais alto. Mesmo com chuvas abaixo da média em parte do período, novembro e dezembro ajudaram a manter a segurança do sistema elétrico.
O anúncio vem após dezembro já ter registrado alívio na fatura, com a bandeira saindo do vermelho patamar 1 para o amarelo. Agora, com a bandeira verde, não há acréscimo na conta, trazendo um respiro para o orçamento das famílias logo no início do novo ano.
Tags: Bandeira tarifária, economia, energia elétrica,