Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Wolney reforçou que Lula quer apuração completa sobre o caso que tem repercutido internacionalmente
Michelly Perez - 16/05/2025 • 08:09
Foto: ascom- MPS
Em audiência na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Defesa do Consumidor do Senado Federal, ontem (15), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, reafirmou o compromisso de proteger os aposentados e punir exemplarmente os envolvidos na fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“O presidente Lula determinou que eu apurasse até as últimas consequências todos os detalhes dessa fraude e que nenhum aposentado ficasse no prejuízo”, informou Wolney Queiroz durante a audiência.
O ministro enfatizou que o governo agiu de forma firme e “com tolerância zero” e listou as providências que já foram tomadas para proteger os aposentados: “Foi o governo atual que acionou a Polícia Federal para que as fraudes pudessem ser investigadas”.
Queiroz destacou o bloqueio de R$ 2,5 bilhões das entidades fraudulentas para garantir o ressarcimento, a suspensão dos descontos associativos e a comunicação direta com os aposentados para informar quem recebeu e quem não recebeu descontos em seus benefícios.
Por fim, o ministro da Previdência Social fez um alerta aos 99 milhões de segurados do INSS: “o depósito do ressarcimento será feito na própria conta de benefício, não é necessário informar dados bancários, o INSS não faz ligação telefônica para ninguém nem envia mensagens de texto”.
O ministro reforçou que os únicos canais de comunicação do INSS com o segurado são o Meu INSS e a Central 135.