Campo Grande - segunda-feira, 4 de novembro de 2024
Recuperação pós pandemia é responsável para sucesso de novos empreendimentos
Michelly Perez - 06/08/2024 • 06:00
Capital tem 1.043 bares com MEI e outros 347 não MEI/ Foto: Marcos Maluf
Sejam nos bairros ou no centro de Campo Grande é possível encontrar um bar com facilidade. Segundo dados obtidos pela Revista A Foto com a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), existem 1.043 bares registrados como MEI e outros 347 sem o registro de MEI. Em Mato Grosso do Sul existem 4.127 bares atuando como MEI e outros 1.023 não MEI.
Por outro lado, existem 156 supermercados (sem contar minimercados a hipermercados) e outros 156 não MEI. No Estado, atuam 852 supermercados MEI e outros 850 não MEI. Com isso é possível identificar que em Campo Grande, o número de bares é quase sete vezes maior em relação ao de supermercados.
Para a Revista A Foto, Denyson Prado, presidente da Associação Sul-mato-grossense de Supermercados (AMAS) confirma que a tendência de investir no setor supermercadista tem reduzido, comparado ao período da pandemia até 2023, período este em que houve a abertura de novos supermercados, especialmente atacarejos.
“Podemos considerar que os empresários estão mais cautelosos quanto a abertura de novas lojas. E, um dos principais fatores é a demanda de mão-de-obra. O setor supermercadista, que usa mão-de-obra primária, enfrenta a ausência de trabalhadores, esfriando novos projetos e deixando o empresário ainda mais cauteloso. Os novos projetos acabam restringindo a aquisição de lojas em operação”, pontua.
Por outro lado, João Francisco Fornari, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Mato Grosso do Sul (Abrasel MS), reforça a recuperação gradativa do setor, como um dos fatores que contribui para o alto número de bares espalhados pelos bairros da Capital.
“Em Campo Grande, assim como no restante do Estado, o setor de bares e restaurantes vem se recuperando gradativamente, apresentando uma melhora em relação ao ano passado, tanto em relação à manutenção dos negócios, quanto à abertura de novas empresas do setor. As grandes redes de estabelecimentos considerados os grandes players do setor estão presentes na cidade, além disso há uma variedade enorme de cardápios, desde os restaurantes mais populares, até os de alta gastronomia”, destaca.
Conforme dados da Jucems, somente no mês de junho, Mato Grosso do Sul contabilizou a abertura de 895 empresas, destaque fica por conta do setor de serviços que desponta com 637 instituições, seguido pelo comércio com 221 e indústria com 37 estabelecimentos.
Em seis meses foram 5.727 firmas constituídas no Estado, com destaque no setor de serviços com 4.071 estabelecimentos; comércio 1.429 e indústria com 227.
Entre as cidades, Campo Grande puxou o ranking de desenvolvimento com 385 empresas. Em segundo lugar veio Dourados com 97, Três Lagoas 47 , Ponta Porã com 25 e Ribas do Rio Pardo com 22 novas firmas.
Na avaliação do diretor presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, o resultado reflete o crescimento econômico do Estado.
“Nós tivemos abertura de 895 novas empresas no mês passado, o que comprova que o desenvolvimento continua firme e forte em Mato Grosso do Sul. Estamos percebendo que o setor de serviços continua se destacando com praticamente 70% das firmas”, citou.
Tags: Bares, negócios, Supermercados,