Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Plano foi apresentado para reduzir déficits da estatal
Michelly Perez - 29/12/2025 • 10:33
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Para reduzir os déficits acumulados desde 2022, os Correios anunciaram nesta segunda-feira (29) um plano de reestruturação que prevê o fechamento de 16% das agências próprias, cerca de mil das 6 mil unidades em funcionamento no país. A medida deve gerar uma economia de R$ 2,1 bilhões.
Segundo a estatal, o encerramento das unidades não comprometerá a universalização do serviço postal, já que a empresa conta com cerca de 10 mil pontos de atendimento, incluindo parcerias. O presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, afirmou que a decisão levará em conta o equilíbrio entre resultado financeiro e cobertura nacional.
O plano prevê ainda a redução de despesas em R$ 5 bilhões até 2028, com a venda de imóveis e a implementação de dois Programas de Demissão Voluntária (PDV), que podem reduzir o quadro em até 15 mil funcionários até 2027. Também estão previstos cortes nos aportes aos planos de saúde e previdência dos empregados.
Em 2025, os Correios registram prejuízo de R$ 6 bilhões nos nove primeiros meses do ano e patrimônio líquido negativo de R$ 10,4 bilhões. Para reforçar o caixa, a empresa contratou um empréstimo de R$ 12 bilhões, mas ainda busca outros R$ 8 bilhões para equilibrar as contas em 2026.
A estatal também estuda, a partir de 2027, uma mudança no modelo societário, com possível abertura de capital. Segundo a direção, a crise é reflexo da queda no envio de cartas, causada pela digitalização, e do aumento da concorrência no setor de encomendas.