Campo Grande - quinta-feira, 25 de junho de 2026
Consumidor terá custo adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, devido ao baixo nível dos reservatórios
Michelly Perez - 03/11/2025 • 11:01
Foto: reprodução-internet
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será mantida nas contas de luz em novembro. Com a decisão, os consumidores brasileiros continuarão pagando um custo extra: será adicionado R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A medida representa uma redução nos custos adicionais em relação a agosto e setembro, meses em que a bandeira vermelha estava no patamar 2, o mais caro, com um adicional de R$ 7,87 por 100 kWh. Em outubro, houve a primeira redução para o patamar 1, que agora é mantido.
A Aneel justificou a decisão pelo cenário desfavorável da geração hidrelétrica. O volume de chuvas abaixo da média resultou na redução dos níveis dos reservatórios, comprometendo a principal fonte de energia do país.
Para garantir o fornecimento, a agência precisa acionar as usinas termelétricas, que possuem um custo de operação significativamente mais elevado.
A agência também pontuou que, apesar da existência de outras fontes, como a solar, sua geração é intermitente. Assim, as termelétricas são essenciais para suprir a demanda quando não há iluminação solar, especialmente no horário de pico.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias tem o objetivo de sinalizar para o consumidor os custos variáveis da geração de energia:
Tags: bandeira vermelha, economia, energia elétrica,