Campo Grande - terça-feira, 23 de junho de 2026
Proposta foi apresentada ao governo federal em reunião no Ministério de Minas e Energia
Michelly Perez - 13/03/2026 • 10:09
Foto: Agência Petrobras/Geraldo Falcão
Representantes das principais distribuidoras de combustíveis do país sugeriram ao governo federal que a Petrobras amplie a importação de diesel para garantir o abastecimento e manter maior estabilidade nos preços do combustível.
A informação foi divulgada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após reunião realizada na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília.
Segundo Alckmin, o encontro reuniu representantes do governo e das principais distribuidoras privadas, que juntas respondem por cerca de 70% do mercado de combustíveis no país. O objetivo foi discutir medidas para garantir o fornecimento do diesel e reduzir os impactos das oscilações do mercado internacional.
Durante a reunião, as empresas demonstraram preocupação com o volume de diesel importado e avaliaram que a Petrobras tem maior capacidade financeira e logística para realizar compras no exterior e lidar com a volatilidade dos preços internacionais.
Mais cedo, o governo federal anunciou um pacote de medidas para tentar reduzir o preço do diesel nas bombas e conter pressões inflacionárias.
Entre as ações está a decisão de zerar as alíquotas de PIS/Cofins sobre o diesel, o que deve reduzir o valor do combustível em cerca de R$ 0,32 por litro.
Além disso, uma Medida Provisória prevê o pagamento de uma subvenção de R$ 0,32 por litro a produtores e importadores do combustível, valor que deverá ser repassado ao consumidor.
Somadas, as duas medidas podem gerar uma redução de aproximadamente R$ 0,64 por litro no preço final do diesel.
O pacote também prevê o reforço na fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para garantir que a redução de preços chegue ao consumidor.
De acordo com o governo, a desoneração tributária e a subvenção devem gerar um impacto fiscal de cerca de R$ 30 bilhões. O valor será compensado com o aumento do imposto de exportação sobre óleos brutos e sobre o próprio diesel.
Para Alckmin, as medidas têm como objetivo reduzir os efeitos da instabilidade do mercado internacional de energia na economia brasileira, garantindo abastecimento e preços mais equilibrados para a população.
Tags: Combustível, Diesel, distribuidoras,